quinta-feira, 17 de maio de 2012

O que é ayahuasca?

Ayahuasca (Cipó dos Espíritos), nome Quéchua de origem Inca desta Bebida Sagrada também conhecida como: Vinho das Almas, Vegetal, Daime, Hoasca ou Yagé. É obtida através da decocção de duas Plantas de Poder provenientes da floresta amazônica, sendo utilizadas: as fibras do cipó Jagube (Banisteriopsis Caapi) e as folhas do arbusto Chacrona (Psycotria Viridis). Utilizada há milênios por povos pré-colombianos e por pelo menos setenta e duas tribos indígenas da Amazônia. É empregada extensamente no Peru, Equador, Colômbia, Bolívia e Brasil.
Erroneamente chamada de chá, esta bebida trata-se de um tipo de vinho, que fermenta e tem o mesmo tratamento relativo à maturação do vinho de uvas.

O que ocorre na utilização da Ayahuasca é uma ampliação da percepção, o que faz com que a pessoa acesse os níveis psíquicos subconscientes e outras percepções da realidade, estando sempre consciente de tudo que acontece. Os sentidos são expandidos, os processos mentais e as emoções tornam-se mais profundos. A jornada pode mover-se em muitas dimensões - o vôo da alma, a partida do espírito do corpo físico e a sensação de flutuar.
A experiência pode em algum ponto revelar visões notáveis, insights, produzir catarses, experiências positivas de renovação e renascimento. Visões arquetípicas, de Animais de Poder, de Espíritos Elementais, Divindades, cenas de vidas passadas e visões do futuro. Abrem-se os portais de outros reinos da existência. Porém nem todos recebem visões na primeira vez que experimentam a Ayahuasca.

O Jagube (Mariri = Marechal) é a energia masculina, é ele quem dá a “Força”. A Chacrona (Rainha da Floresta) é a energia feminina, é ela quem dá a “Luz”.
A Chacrona tem como princípio ativo a DMT (dimetiltriptamina) que age como o neurotransmissor responsável pelo efeito “luzente” da Ayahuasca, a expansão da consciência, a sensação de grande paz e integração com o Todo. O nosso sistema nervoso produz naturalmente uma enzima chamada de MAO (monoaminoxidase) que consegue inibir a ação da DMT em nosso organismo. Contudo, o Jagube tem como um de seus componentes o alcalóide Beta-Carbolinas, que anula a ação da MAO, o que permite a ação da DMT proveniente das folhas da Chacrona. Hoje é conhecido pela ciência o fato de nosso organismo produzir em pequena quantidade a mesma DMT que é encontrada na Ayahuasca.

Após dezoito anos de estudos, o CONAD (Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas) do Brasil, retirou a Ayahuasca da lista de substâncias alucinógenas, conforme portaria publicada no Diário Oficial da União em 10/11/2004. A ONU emitiu um parecer favorável recomendando a flexibilização das leis em todos os países do mundo no que se refere à Ayahuasca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário